Brasil
Laudo sobre parque interditado em SP deve sair em outubro, diz Sabesp
O laudo sobre as condições do solo do Parque Orlando Parque Orlando Villas Boas, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, deve ser concluído até outubro, segundo a Sabesp. O parque está fechado desde o dia 9 de março. A medida de segurança foi tomada devido a suspeitas de contaminação do solo.
Na área, de 55 mil m², já funcionou uma unidade de tratamento de esgoto da Sabesp por 30 anos. O pedido de fechamento foi feito pelo Ministério Público de São Paulo em 2012. Os promotores diziam que laudos comprovam que a área está contaminada por metais pesados, lodo de esgoto e outras substâncias que podem provocar câncer.
A Sabesp contratou, mediante processo de licitação, uma empresa especializada para realizar a avaliação ambiental da área. O estudo, que deve averiguar o grau e a abrangência da contaminação, deve ser concluído até outubro de 2015.
Em 6 de março, a Cetesb constatou a existência de contaminação em uma área próxima, que não faz parte do parque e está fechada ao público, segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
O espaço foi inaugurado em janeiro de 2010 e fica próximo à Ponte dos Remédios. No processo do MP, o promotor diz que duas pessoas passaram mal – tiveram tontura, diarréia e dor de estômago – depois jogar futebol no local.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login