Conecte Conosco

Mundo

Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica em primeiro turno

Publicado

em

Laura Fernández, cientista política e membro do Partido Soberano do Povo, saiu vitoriosa nas eleições presidenciais da Costa Rica, realizadas no domingo, 1º. Conforme dados do Tribunal Supremo Eleitoral com 93,7% das urnas apuradas, Laura obteve 43,3% dos votos, superando o economista Álvaro Ramos, do Partido de Libertação Nacional, que alcançou 33,4%. Para vencer no primeiro turno, era preciso ter pelo menos 40% dos votos.

A nova presidente, de 39 anos, é natural de Puntarenas, uma das regiões mais carentes do país. Formada em Ciências Políticas pela Universidade da Costa Rica, Laura Fernández se tornou a segunda mulher a assumir a presidência da nação.

Antes da eleição, atuou como ministra do Planejamento Nacional e Política Econômica entre 2022 e 2025, além de ministra da Presidência de 2024 a 2025, durante a gestão do presidente Rodrigo Chaves, do Partido Progressista Social Democrata. Ela deixou esses cargos para concorrer à presidência e é vista como sucessora política de Chaves.

Embora a Costa Rica seja um dos países mais pacíficos da América Central, vem enfrentando um aumento significativo da criminalidade, com um crescimento de 50% nos homicídios nos últimos seis anos. O combate à violência foi uma das principais propostas de Laura, que defende uma política de segurança pública mais rigorosa, inspirada no presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

Bukele implementou medidas severas contra gangues, incluindo estados de emergência e prisões em massa, apesar das críticas relacionadas aos direitos humanos. Ele foi um dos primeiros líderes a felicitar Laura Fernández pela vitória, desejando sucesso para o governo dela e para a nação irmã da Costa Rica. Assim como Bukele fez em El Salvador, Laura prometeu concluir a construção de uma prisão de alta segurança para criminosos perigosos e estabelecer estados de emergência em áreas de alta violência.

No seu discurso inaugural como presidente eleita, Laura Fernández declarou que sua eleição representa a decisão popular pela continuidade das transformações. Ela afirmou que o povo da Costa Rica optou por seguir um caminho que visa fortalecer e aprimorar as instituições democráticas para garantir mais bem-estar e prosperidade para todos.

“O mandato que recebo do povo é claro: as mudanças que iremos promover serão profundas e permanentes”, acrescentou a presidente eleita.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados