Mundo
Leão XIV: 38% dos brasileiros aprovam papa, 9% desaprovam, revela Ipsos-Ipec

Pesquisa realizada pelo Ipsos-Ipec e divulgada no domingo, dia 17, mostra que 38% dos brasileiros consideram positivos os primeiros dois meses do papado de Leão XIV: 14% o avaliam como ótimo e 24% como bom.
Quase um terço da população, 29%, ainda não têm opinião formada sobre Leão XIV e responderam não saber ou preferiram não opinar. Outros 28% classificam o papa como regular e 5% como ruim (1%) ou péssimo (4%).
O estudo foi baseado em entrevistas com 2.000 brasileiros em todo o país entre 3 e 8 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo Márcia Cavallari, diretora do Ipsos-Ipec, esses dados indicam que o papa conta com o crédito de confiança da maioria relativa dos brasileiros.
“O elevado número de pessoas sem opinião formada não deve ser interpretado como falta de interesse, mas como um momento de observação cautelosa. Há bastante espaço para o pontífice consolidar sua imagem, pois quase um terço da população ainda não tem uma opinião sobre ele”, explicou.
Avaliação positiva maior entre católicos e eleitores de Lula
A opinião sobre o pontificado varia conforme a religião e a orientação política. Entre os católicos, 54% têm avaliação favorável (21% ótimo e 33% bom), e o percentual de indecisos cai para 17%.
Entre os evangélicos, a aprovação é menor, com 22% (8% ótimo e 14% bom), enquanto 41% responderam não saber. Avaliações ruins (2% ruim e 5% péssimo) somam 7%, e 30% classificam o papado como regular.
A aprovação é maior entre os eleitores do Lula (PT), com 46% (18% ótimo e 28% bom), comparada a 33% entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde 10% consideram ótimo e 23% bom.
Relação de Leão XIV com o papa Francisco
Os entrevistados foram questionados se Leão XIV representa continuidade ou mudança em relação ao seu predecessor. Para 45%, ele mantém a mesma linha do papa Francisco, falecido em abril; 18% vêem alguma mudança, 9% percebem uma mudança significativa, e 28% não souberam ou não quiseram responder.
Para 57%, o papa tem dado grande (24%) ou alguma (33%) atenção a temas como justiça social, meio ambiente e paz. Em contrapartida, 15% julgam que esses assuntos não recebem a devida importância, e 28% não manifestaram opinião.
Além disso, os brasileiros estão otimistas quanto à capacidade do pontífice de melhorar a imagem da Igreja Católica mundialmente: 50% acreditam que ele pode contribuir muito, 25% que pode contribuir um pouco, e 9% que não conseguirá melhorar a reputação da instituição.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login