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Leapmotor vai fabricar carros elétricos em Goiana

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A partir de 2026, a marca chinesa Leapmotor começará a produzir veículos no Polo Automotivo de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A linha será totalmente composta por carros elétricos, incluindo os modelos C10 e B10. A decisão foi confirmada pela Stellantis na quinta-feira (20), durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. Pernambuco será o primeiro lugar fora da China a fabricar veículos elétricos da Leapmotor.

A Leapmotor será a quarta marca produzida em Pernambuco, juntando-se à Jeep, Fiat e Ram, o que reforça a posição de Goiana como um importante polo automotivo da Stellantis voltado para a eletrificação.

Além da chegada da Leapmotor, o polo de Goiana adotará tecnologia Bio-Hybrid e receberá seis novos produtos entre 2025 e 2030. A expansão destaca a importância do Nordeste como um centro de inovação automotiva e produção de veículos eletrificados.

O anúncio foi feito por Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul. Segundo ele, a empresa deve finalizar 2025 como a primeira montadora a ultrapassar a marca de 1 milhão de carros vendidos em um único ano na América do Sul.

Articulação para viabilizar o projeto

Durante dez meses, a governadora Raquel Lyra, junto com secretarias de Desenvolvimento Econômico e Fazenda, a Adepe e o Complexo Industrial Portuário de Suape, trabalhou para garantir condições logísticas, operacionais e tributárias favoráveis ao investimento.

Raquel Lyra afirmou: “Criamos soluções em conjunto com a Stellantis para tornar viável a operação no nosso estado. Isso é uma vitória para a geração de empregos, renda e sustentabilidade.”

Guilherme Cavalcanti, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, explicou que foram feitas diversas mudanças e negociações para trazer a marca até Pernambuco.

Ele destacou que foram ajustadas as condições de operação do Porto de Suape, reformuladas regras tributárias para atrair novos fabricantes de autopeças e segmentos da cadeia de veículos elétricos, investimentos em infraestrutura para melhorar a logística, e criada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) pública, que aguarda aprovação federal para transformar o Porto de Suape em um grande polo exportador de automóveis.

Planejamento da implantação

O governo estadual informou que o processo de implantação ocorrerá em três etapas: inicialmente, serão importados veículos elétricos completos através de uma nova rota entre a China e o Complexo de Suape. Na segunda fase, o estado receberá conjuntos semi-montados, permitindo a montagem final em Goiana. Por fim, será instalada uma linha de produção completa dedicada aos modelos elétricos da Leapmotor na fábrica da Stellantis.

Guilherme Cavalcanti avaliou o impacto econômico da chegada da marca a Pernambuco:

“Atualmente, a fábrica da Jeep produz cinco modelos distintos. A Leapmotor trará pelo menos duas novas linhas, o que representa um crescimento estimado em 40% no volume de negócios e na geração de empregos. Esse é um impacto significativo para a região.”

Ele ressaltou ainda que o anúncio marca o começo da consolidação do estado como um centro para produção de veículos elétricos, além de indicar a competitividade e viabilidade do polo de Pernambuco em um cenário futuro sem incentivos fiscais.

Guilherme Cavalcanti concluiu:

“Fazer parte de uma cadeia produtiva voltada para o futuro é essencial para assegurar o sucesso e continuidade do polo automotivo local. Nossa estratégia é transformar o polo de Goiana em um polo exportador para atrair mais fornecedores e até outras marcas concorrentes da Stellantis para produzirem aqui.”

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