Mundo
lecornu quer acordo orçamentário até fim do ano

O primeiro-ministro Sébastien Lecornu, que deixou o cargo recentemente, manifestou nesta quarta-feira (8) a esperança de que as diferentes forças políticas consigam chegar a um acordo para acabar com a atual crise política na França, evitando assim novas eleições.
“Existe um desejo claro de garantir um acordo orçamentário antes do término do ano”, afirmou Lecornu antes de se encontrar com parlamentares socialistas. Ele acrescentou que esse desejo está gerando um movimento e uma convergência, adiando a possibilidade de dissolução do Parlamento.
Lecornu anunciou sua saída do cargo no início da semana, mas o presidente Emmanuel Macron pediu que ele continuasse suas negociações por mais 48 horas para tentar um consenso entre os líderes políticos. Este prazo termina hoje.
Lecornu pediu a participação de todos os partidos políticos nas conversas, porém os líderes da extrema-direita, Marine Le Pen e Jordan Bardella, do partido Reagrupamento Nacional, recusaram o convite e pressionam por eleições antecipadas. Já os representantes da extrema-esquerda do partido França Insubmissa também não participaram das discussões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login