Notícias Recentes
Leite especial para crianças alérgicas está em falta em SP
Uma marca de leite em pó consumida por crianças que têm alergia ao leite de vaca está em falta na rede estadual de saúde de São Paulo há cerca de um mês. O problema acontece na Grande São Paulo e em cidades do interior paulista.
O leite, que era fornecido pelas farmácias de alto custo, já não é encontrado na unidade do Hospital Mário Covas, em Santo André, por exemplo. Há relatos ainda de falta do produto em Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté, São Roque e Sorocaba.
A lata de leite, da marca Neocate, custa R$ 180 e é importada da Inglaterra.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que está disponibilizando duas fórmulas similares à marca tradicionalmente consumida pelas famílias. A secretaria diz que desde outubro não consegue comprar o leite e que uma das fornecedoras, a Nutriport Comercial, vem barrando o processo de compra na Justiça. A pasta informa também que o leite não faz parte dos medicamentos essenciais definidos pelo Ministério da Saúde e que distribui por livre iniciativa.
Uma das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que normalmente retirava o produto no Hospital Mário Covas, Tainan Carvalho, que tem um filho de 4 meses, afirma que não recebeu nenhuma orientação da Secretaria Estadual da Saúde.
“A única coisa que eles falam é que não sabem quando vai ter disponível. Venho todos os dias tentar na farmácia e a resposta é sempre a mesma, de que não tem previsão”, afirma.
A equipe de reportagem fez contato com a Nutriport Comercial , mas a empresa não respondeu. A Danone, fabricante do leite, informou que tem latas do produtor em estoque e que não recebeu pedidos de compra do governo de São Paulo.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login