Mundo
Líder chinês apoia ordem global liderada pela ONU
O Presidente Xi Jinping declarou nesta terça-feira (27), durante um encontro em Pequim com o primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, que a China apoia uma ordem mundial centrada na ONU.
Essa declaração veio como resposta à iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a criação de um novo “Conselho da Paz”, causando preocupações sobre uma possível competição com a ONU.
No Grande Salão do Povo, Xi afirmou a Orpo que “a China está disposta a cooperar com a Finlândia para proteger firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas como base”, conforme informou o canal estatal CCTV.
A China foi convidada para integrar o Conselho da Paz proposto por Trump, mas ainda não confirmou sua participação. Xi mantém a posição sobre a importância da ordem global guiada pela ONU.
Orpo declarou esperar debater “assuntos internacionais” e “cooperação bilateral” com Xi.
O líder finlandês, em visita de quatro dias, é mais um dos governantes ocidentais que busca aproximação com a China, num momento em que as políticas imprevisíveis de Trump provocam mudanças nas alianças internacionais.
Nas últimas semanas, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente da França, Emmanuel Macron, visitaram Pequim. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, tem visita programada ao país para quarta-feira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login