Conecte Conosco

Mundo

Líder da Colômbia sugere união de países latino-americanos

Publicado

em

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, apresentou uma ideia para formar uma confederação entre nações da América Latina chamada Grande Colômbia, similar à União Europeia, com um parlamento, tribunal de justiça e um conselho governamental. A sugestão foi publicada no sábado, dia 10, na rede social X.

A imagem anexada ao post mostra o mapa do possível território da Grande Colômbia, incluindo não apenas a Colômbia, mas também Venezuela, Equador, Panamá, partes da América Central e a Guiana.

De acordo com Petro, a confederação adotaria políticas comuns baseadas nas demandas da população, priorizando uma política comercial focada na industrialização para transformar a região em um centro global e latino-americano em setores como energia limpa, conhecimento e infraestrutura.

Esta proposta revive o projeto de Simón Bolívar, que liderou a Grande Colômbia entre 1819 e 1831, unindo os atuais territórios da Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, além de partes do Peru e Brasil.

A iniciativa surge em meio a tensões com os Estados Unidos. O então presidente americano, Donald Trump, havia ameaçado uma intervenção militar na Colômbia e criticado Petro, acusando-o de estar envolvido na produção de cocaína destinada aos Estados Unidos.

No entanto, na última quarta-feira, os dois líderes fizeram uma pausa nas hostilidades durante uma ligação telefônica. Trump anunciou que espera receber Petro na Casa Branca na primeira semana de fevereiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados