Mundo
Líder democrata acusa governo dos EUA de usar a fome como arma
Hakeem Jeffries, líder da minoria democrata no Congresso dos EUA, acusou neste domingo (2) o presidente Donald Trump de usar a fome como ferramenta política enquanto a paralisação do governo federal, conhecida como ‘shutdown’, suspendeu benefícios alimentares a milhões de cidadãos.
Segundo Jeffries, o governo não demonstra compromisso real em reabrir as instituições, que permanecem fechadas há cinco semanas devido à falta de acordo no orçamento.
Ele destacou que os republicanos criaram uma crise ao suspenderem os recursos para o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP), que oferece ajuda alimentar a mais de 42 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
“Queremos que o governo seja reaberto e que se alcance um acordo bipartidário de gastos que realmente beneficie a população comum”, declarou no programa ‘State of the Union’, da CNN.
“É muito triste que Donald Trump e os republicanos tenham decidido utilizar a fome como instrumento, bloqueando os benefícios do SNAP e até se opondo a decisões de dois tribunais federais que garantem que ninguém neste país fique sem assistência alimentar”, afirmou.
Recentemente, uma decisão judicial federal ordenou que o governo utilize fundos emergenciais para manter o programa funcionando.
Trump indicou que pretende cumprir essa determinação, porém pediu mais detalhes sobre como a medida seria legalmente executada pela administração.
Jeffries destacou: “Enquanto Donald Trump e sua equipe encontram dinheiro para outras iniciativas, não conseguem destinar recursos para evitar que americanos passem fome”.
Por outro lado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, culpou os democratas por tentarem “renegociar todo o sistema de saúde” e afirmou que por isso mantêm o governo em impasse.
Ela declarou à Fox News que querem adicionar 1,7 trilhão de dólares em gastos e oferecer Medicaid financiado pelos contribuintes a imigrantes sem documentos, o que é uma linha vermelha para Trump e os republicanos.
Entretanto, imigrantes em situação irregular nos EUA não têm direito ao Medicaid, nem ao SNAP, os programas federais de auxílio médico e alimentar para pessoas de baixa renda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login