Notícias Recentes
Líder do governo diz que Assembleia está com clima difícil
Para a líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputada estadual Socorro Pimentel (UB), a atitude do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), parece mais a de um líder da oposição do que a de um presidente.
“Essa postura do nosso presidente não beneficia o povo pernambucano. Ele age mais como um líder da oposição, o que prejudica os processos, os trâmites e até a harmonia que existia anteriormente entre os deputados”, afirmou.
De acordo com a líder do governo Raquel Lyra (PSD), o ambiente no Legislativo tem sido marcado por tensão e dificuldades regimentais que, segundo ela, comprometem o funcionamento da Casa e afetam a administração estadual.
Com a retomada das atividades do Legislativo de Pernambuco e os conflitos típicos de ano eleitoral, Socorro Pimentel ressaltou que a situação na Assembleia deve piorar nos próximos meses. “Hoje existe um clima bastante difícil na Casa, o que só confirma a posição do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, destacou.
Lei Orçamentária Anual (LOA)
O conflito entre o grupo governista e a oposição na Alepe ocorre em meio ao impasse sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que vem sendo aplicada parcialmente com base em uma decisão judicial provisória, pois o texto ainda não foi votado no plenário da Assembleia. A proposta deveria ter sido avaliada em dezembro do ano passado.
“Já deveríamos ter uma Lei Orçamentária Anual em vigor. Pode ser que sejamos o único estado do país enfrentando essa situação. É algo que nunca vi antes, e o que acontece hoje em Pernambuco é um fato lamentável que foge da boa política e da responsabilidade com o povo pernambucano”, declarou Socorro Pimentel.
Além da LOA, que está prevista para ser votada em março, a Assembleia tem na agenda para as próximas sessões a análise do ajuste no empréstimo de R$ 1,7 bilhão pedido pelo Executivo, a renegociação da dívida pública estadual e a decisão sobre o repasse de recursos do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login