Conecte Conosco

Mundo

Líder do partido de María Corina Machado é detido na Venezuela

Publicado

em

Agentes do serviço de inteligência da Venezuela capturaram nesta segunda-feira (15) o coordenador de gestão pública do partido Vente Venezuela, liderado pela figura de oposição e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, informou a organização nas redes sociais.

No país, há pelo menos 889 indivíduos considerados “presos políticos” conforme dados da ONG “Foro Penal”, que atua na defesa jurídica da maioria desses casos. Organizações de direitos humanos alertam para práticas sistemáticas de perseguição política, incluindo “detenções arbitrárias” e “desaparecimentos forçados”.

O comitê de direitos humanos do partido Vente Venezuela denunciou o desaparecimento forçado de Melquiades Pulido García pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin).

“O líder foi abordado por agentes do Sebin enquanto caminhava. Informaram que ele estava sendo buscado e o levaram à força” na manhã de segunda-feira, relatou a organização na rede social X.

Pulido García possui doença de Parkinson e apresenta um problema de coagulação sanguínea que requer cuidados médicos rigorosos para evitar complicações cardíacas, segundo o Vente Venezuela, que pediu a sua liberação imediata, assim como a de todos os presos políticos.

Em setembro, uma equipe de especialistas da ONU alertou para um aumento recente das perseguições políticas na Venezuela.

O Sebin também deteve José Elías Torres, coordenador-geral do principal sindicato do país, em 29 de novembro, e Nicmer Evans, diretor do portal de notícias digital Punto de Corte, no último sábado.

Familiares de aproximadamente 900 presos políticos exigiram no domingo a libertação de seus parentes antes do Natal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados