Conecte Conosco

Mundo

Líder holandês forma governo com apoio limitado

Publicado

em

Rob Jetten, político centrista na Holanda, comunicou nesta sexta-feira (9) que aceitou formar um governo com apoio restrito, unindo dois partidos de centro-direita. Essa decisão veio quase três meses após sua vitória surpreendente nas eleições.

Seu partido, D66, triunfou nas eleições do dia 29 de outubro por pouco em relação ao PVV, de extrema direita, liderado por Geert Wilders, que ficou em segundo lugar. O pleito foi acompanhado atentamente em toda a Europa.

A complexidade da política local implicou em longas negociações, e Jetten não conseguiu assentos suficientes no Parlamento para formar a coalizão ideal.

Depois de várias semanas de diálogo, ele anunciou a criação de um governo com o partido liberal VVD e o partido centro-direita CDA.

“Nosso objetivo é constituir um gabinete rapidamente, com um programa governamental sólido e ambicioso”, afirmou Jetten em coletiva após encontro em um local rural.

Ele acrescentou que existe uma real chance de cooperação parlamentar entre essas três agremiações.

Juntos, os partidos somam 66 assentos, um número bem inferior à maioria absoluta de 150 cadeiras requeridas no Parlamento da Holanda.

Jetten mencionou que o grupo planejara conversar com líderes de outras forças políticas em breve para fechar acordos sobre temas importantes que o novo governo deseja impulsionar no Legislativo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados