Mundo
Líder rebelde do Iêmen morto em ataque de Israel

Os rebeldes houthis do Iêmen confirmaram neste sábado (30) o falecimento do seu primeiro-ministro e de diversos integrantes do governo durante bombardeios realizados por Israel na quinta-feira na capital, Sanaa.
“Comunicamos o martírio do combatente Ahmad Ghaleb al Rahwi, chefe do Governo, junto a vários ministros, no ataque feito na quinta-feira pelo inimigo israelense enquanto estavam reunidos em Sanaa”, disseram os houthis em nota divulgada pela emissora Al Masirah.
Segundo o comunicado, “alguns membros ficam feridos, com gravidade em certos casos”.
Na quinta-feira, os houthis reportaram ataques em Sanaa, sem detalhar os alvos. O Exército israelense afirmou que atingiu um “alvo militar” na capital do Iêmen.
O grupo, apoiado pelo Irã, controla grandes áreas do país, que enfrenta uma guerra civil desde 2014, incluindo Sanaa, onde estabeleceu suas instituições políticas.
Desde o começo da guerra em Gaza, os houthis lançaram múltiplos ataques com mísseis e drones contra Israel, declarando apoio aos palestinos, embora a maior parte tenha sido interceptada pelo exército israelense.
O mais recente ataque ocorreu na quarta-feira, quando rebeldes iemenitas reivindicaram o lançamento de mísseis contra Israel, que afirmou ter conseguido interceptá-los.
Recentemente, também atacaram embarcações na costa iemenita que, segundo eles, estavam relacionadas a Israel.
Em resposta, o Exército israelense levou a cabo várias ações contra áreas sob controle dos houthis, principalmente no aeroporto de Sanaa e em portos da região oeste do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login