Conecte Conosco

Notícias Recentes

Líder Sérvio na Bósnia Ganha Presidência

Publicado

em

O candidato apoiado por Milorad Dodik, que foi removido da presidência da entidade sérvia na Bósnia, venceu as eleições antecipadas destinadas a substituí-lo, conforme resultados parciais divulgados na noite deste domingo.

Sinisa Karan alcançou 50,9% dos votos, enquanto seu principal oponente, Branko Blanusa, obteve 47,81%, segundo dados divulgados pela comissão eleitoral central após a apuração de quase 93% das mesas de votação.

Dodik foi destituído em agosto após ser punido por não cumprir decisões de Christian Schmidt, o supervisor internacional do acordo de paz que garantiu a união da Bósnia desde o fim do conflito étnico dos anos 1990. A guerra dividiu o país em duas regiões semi-autônomas: a República Sérvia da Bósnia (RS) e a Federação da Bósnia e Herzegovina, unidas por instituições centrais frágeis.

A eleição atual foi vista como um momento decisivo para o partido nacionalista SNSD, liderado por Dodik há duas décadas na entidade sérvia. Na sede do partido em Banja Luka, o ex-presidente afirmou: “Nosso candidato venceu a eleição, isso é indiscutível”.

Karan, de 63 anos e ex-ministro do Interior, é aliado de Dodik e comandará a RS por um período inferior a um ano, até as eleições gerais marcadas para outubro de 2026.

Há três décadas, a política e legislação da Bósnia são supervisionadas por um representante internacional, responsável por garantir o cumprimento do acordo de paz de Dayton. Atualmente, este cargo está ocupado por Christian Schmidt, que desempenha essa função há quatro anos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados