Brasil
Líderes do Congresso se unem contra medidas comerciais dos EUA

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, afirmou nesta quarta-feira (16) que o Congresso Nacional está unido para proteger os interesses do Brasil diante da decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Ele destacou que conversou bastante com Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, e concordam que o Legislativo deve defender a soberania, os empregos e os empresários brasileiros.
Alcolumbre ressaltou ainda que o Executivo deve liderar as negociações internacionais, e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por delegar ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a coordenação do comitê para discutir soluções para as medidas dos EUA.
O presidente do Senado enfatizou a importância do governo federal conduzir as tratativas sem abrir mão dos interesses do Brasil, destacando a necessidade de firmeza, resiliência e serenidade para estreitar as relações diplomáticas e buscar soluções.
Por sua vez, Hugo Motta destacou que a ameaça dos EUA gerou um momento de união nacional no Brasil para proteger a indústria, os empregos e as relações diplomáticas do país.
Ele lembrou que o Congresso aprovou recentemente a Lei da Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo a adotar medidas contra países que imponham barreiras aos produtos brasileiros, e que o presidente Lula já regulamentou essa lei.
Motta reforçou que o Parlamento está pronto para apoiar o Executivo e agir rapidamente quando necessário, ressaltando a compreensão da população sobre a importância de proteger a soberania nacional de interferências externas.
Além de Davi Alcolumbre, Hugo Motta e Geraldo Alckmin, participaram da reunião na residência oficial do Senado a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, além de senadores e deputados federais, que também destacaram a importância da união das diversas forças sociais para buscar uma solução.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login