Mundo
Líderes do México e Guatemala discutem cooperação e segurança na fronteira

Claudia Sheinbaum, presidente do México, está reunida nesta sexta-feira (15) com seu colega guatemalteco, Bernardo Álvaro, para tratar de temas como segurança fronteiriça, cooperação e conexões ferroviárias e elétricas, em um encontro realizado em uma ilha ao norte da Guatemala.
Este é o primeiro encontro entre os dois líderes após uma operação da polícia mexicana em território guatemalteco em busca de supostos narcotraficantes, ocorrida em junho, que gerou protestos na Guatemala e um pedido público de desculpas do México.
A conversa enfatiza principalmente a cooperação para o desenvolvimento, objetivo de interesse mútuo, conforme destacou Sheinbaum, que chegou à Guatemala pela manhã a bordo de um avião da Força Aérea Mexicana.
A reunião acontece na ilha de Flores, no lago Petén Itzá, na região de Petén, na fronteira com México e Belize.
Sheinbaum também pretende discutir o Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT), projeto que busca complementar o Canal do Panamá.
Por sua vez, Bernardo Álvaro mencionou que os tópicos incluirão energia, migração, segurança, infraestrutura, meio ambiente e agricultura, e afirmou que o México é um parceiro confiável nessas áreas.
O ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Carlos Ramiro Martínez, ressaltou que a segurança na fronteira é prioridade e destacou que, após a operação policial que resultou na morte de quatro criminosos, houve coordenação entre os ministros das Relações Exteriores, Defesa e Interior de ambos os países.
Em julho de 2024, quase 600 mexicanos buscaram refúgio na Guatemala devido à violência do crime organizado, mas retornaram meses depois.
Após o encontro, Sheinbaum e Bernardo Álvaro concederão uma entrevista coletiva e irão ao sítio arqueológico de Calakmul, no estado de Campeche, México, onde se encontrarão com o primeiro-ministro de Belize, John Briceño.
Os três líderes irão discutir um projeto ambiental conjunto e a construção do Trem Maya, que pretende integrar as redes ferroviárias do México, Guatemala e Belize, conforme informou o ministro guatemalteco das Relações Exteriores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login