Mundo
Líderes europeus pedem que EUA respeitem soberania da Groenlândia
Os chefes de governo da França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido fizeram um apelo nesta terça-feira (6) para que os Estados Unidos respeitem a soberania da Groenlândia, após as declarações do presidente Donald Trump sobre o território dinamarquês.
“A decisão sobre assuntos relacionados à Dinamarca e à Groenlândia pertence exclusivamente a esses países”, disseram os líderes europeus em uma declaração conjunta.
No último domingo, o presidente dos Estados Unidos reafirmou seu interesse em anexar a Groenlândia, considerando o território estratégico para a defesa nacional americana e rico em recursos minerais.
“O Reino da Dinamarca — incluindo a Groenlândia — é parte da OTAN. A segurança no Ártico deve ser assegurada em conjunto, com a colaboração dos aliados da OTAN, incluindo os Estados Unidos”, acrescentaram os líderes em comunicado divulgado pelo governo alemão.
De acordo com o presidente francês Emmanuel Macron e os primeiros-ministros Friedrich Merz da Alemanha, Giorgia Meloni da Itália, Donald Tusk da Polônia, Pedro Sánchez da Espanha, Keir Starmer do Reino Unido e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen, essa cooperação deve estar alinhada com os princípios da Carta das Nações Unidas, especialmente no que tange à soberania, integridade territorial e respeito às fronteiras.
“Esses são valores universais que continuaremos a defender”, concluíram.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login