Conecte Conosco

Notícias Recentes

Líderes europeus valorizam ações de Trump para terminar guerra na Ucrânia

Publicado

em

Líderes europeus reconheceram os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com as mortes na Ucrânia, pôr fim ao conflito e estabelecer uma paz justa e duradoura.

Essa avaliação foi feita em uma nota conjunta assinada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, pelo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. O documento também conta com as assinaturas do presidente da Finlândia, Alexander Stubb, do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, do presidente do Conselho Europeu, António Costa, e da presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen.

A nota destaca que “a Ucrânia pode contar com nossa solidariedade inabalável da União Europeia, enquanto o bloco continua a trabalhar em prol de uma paz que proteja os interesses cruciais de segurança da Ucrânia e da Europa”. Ressalta ainda que a Ucrânia deve ser a única a decidir sobre seu território e que as fronteiras internacionais não podem ser alteradas pela força.

“Nosso apoio à Ucrânia seguirá firme. Estamos decididos a intensificar esforços para fortalecer a Ucrânia, visando o fim dos combates e a conquista de uma paz justa e duradoura. Enquanto a violência no país continuar, manteremos a pressão sobre a Rússia. Continuaremos a ampliar as sanções e medidas econômicas para debilitar a capacidade de guerra russa até atingirmos uma paz estável e justa”, afirma o comunicado.

No documento, os líderes europeus afirmam a necessidade de proteger a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, deixando claro que a Rússia não pode interferir no rumo que o país escolher rumo à União Europeia e à OTAN.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados