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Linha 6 Laranja do Metrô: Conheça os Trens e a Nova Estação

A operação da nova Linha 6 Laranja do metrô em São Paulo está prevista para começar no segundo semestre de 2026. Na última quinta-feira (10/7), a primeira composição de trem chegou ao pátio Morro Grande, localizado na zona norte da capital.
O primeiro trecho da linha ligará o bairro da Brasilândia, na zona norte, ao bairro de Perdizes, na zona oeste. Já o segundo trecho, previsto para 2027, vai conectar Perdizes a São Joaquim, na região central.
As composições da Linha 6 são fabricadas em Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Segundo o governo estadual, serão 22 trens no total, cada um com seis carros. A produção começou no ano passado e os primeiros trens já passaram por testes. Para o transporte até a capital, os carros foram levados por carretas até o canteiro de obras.
Os trens são construídos em aço inoxidável, garantindo durabilidade superior a 40 anos, e são mais leves do que os feitos com aço carbono tradicional. Além disso, possuem tecnologia avançada de frenagem regenerativa, que reaproveita a energia gerada durante a frenagem para alimentar outros trens que estão acelerando. Este sistema funciona automaticamente e cobre cerca de 95% das frenagens, conforme informado pelo governo.
Outra inovação é o sistema de condução automática, que dispensa a necessidade de condutor. Essa tecnologia já está em uso nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô.
Detalhes da Linha 6 Laranja
O trajeto inicial da Linha 6 é de aproximadamente 15,3 quilômetros, com 15 estações planejadas. A expectativa é que o trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, seja reduzido para apenas 23 minutos após a inauguração do metrô.
Este projeto é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Linha Universidade (Linha Uni), com a execução da Acciona. Mais de 10 mil pessoas estão envolvidas nas obras.
Em fevereiro de 2025, foi concluída a escavação dos túneis de toda a linha, conectando todas as estações. Atualmente, estão em fase de instalação os trilhos, sistemas e aquisição dos trens.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), que gerencia e acompanha os projetos de concessão e parcerias público-privadas no estado.

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