Mundo
Lituânia condena entrada de aviões russos no seu território
As autoridades lituanas manifestaram um forte protesto e convocaram o representante da embaixada da Rússia para exigir esclarecimentos sobre um incidente em que dois aviões russos adentraram o espaço aéreo da Lituânia.
Durante a tarde, um avião Sukhoi SU-30, provavelmente em treinamento e reabastecimento durante o voo, e um avião-tanque IL-78 invadiram cerca de 700 metros do território lituano, permanecendo por 18 segundos próximo à cidade de Kybartai, segundo informações do Exército lituano.
Dois caças Eurofighter Typhoon da Espanha, em missão de vigilância aérea da Otan nos países bálticos, foram imediatamente despachados para o local do ocorrido.
Na noite do dia 23 de outubro, o representante da embaixada da Rússia na Lituânia foi chamado, recebendo uma nota de protesto e uma forte condenação pela violação do espaço aéreo pelo Ministério das Relações Exteriores da Lituânia.
A Lituânia solicitou explicações imediatas da Federação Russa e pediu que sejam adotadas medidas para evitar que este tipo de evento volte a acontecer.
Os países bálticos – Lituânia, Letônia e Estônia – membros da Otan e apoiadores da Ucrânia, continuam a enfrentar violações aéreas por parte da Rússia ou de aliados como Belarus.
Em setembro, três caças MiG-31 russos entraram no território aéreo da Estônia sobre o golfo da Finlândia por cerca de 12 minutos, levando Tallin a buscar uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU e a ativação do Artigo 4 do Tratado da Otan, que prevê consultas entre membros diante de ameaças à segurança coletiva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login