Conecte Conosco

Mundo

Livro retorna à biblioteca após 82 anos com recado

Publicado

em

Um livro foi devolvido quase 82 anos depois de ter sido retirado da Biblioteca Pública de San Antonio, no Texas, acompanhado de um bilhete informando que “a vovó não poderá mais pagar por ele”.

A obra, intitulada Your Child, His Family, and Friends (Seu Filho, Sua Família e Amigos, em tradução livre), escrita pela conselheira matrimonial e familiar Frances Bruce Strain, foi emprestada em julho de 1943 e retornou em junho deste ano por alguém do Oregon, conforme divulgado pela biblioteca.

O livro servia como um manual para pais orientarem seus filhos sobre relacionamentos pessoais. Ele foi emprestado quando o pai da pessoa que devolveu tinha 11 anos.

Em uma carta compartilhada pela biblioteca no Instagram e assinada com as iniciais PAAG, a pessoa explicou: “Após o falecimento recente do meu pai, herdei algumas caixas de livros que ele deixou para trás”.

Ela acrescentou: “O livro provavelmente foi emprestado pela minha avó, Maria del Socorro Aldrete Flores (Cortez). Naquele ano, ela se mudou para a Cidade do México para trabalhar na Embaixada dos EUA. Deve ter levado o livro consigo, e cerca de 82 anos depois, ele acabou em minhas mãos.”

O parente responsável pela devolução fez uma brincadeira na mensagem sobre o atraso: “Espero que não haja multa por atraso porque a vovó não poderá mais pagar por ela”.

Segundo a administração da biblioteca, o exemplar está em boas condições e ficará exposto na biblioteca central durante as próximas semanas. Posteriormente, será doado para os Amigos da Biblioteca Pública de San Antonio e vendido com fins beneficentes para a instituição.

A biblioteca ressaltou que eliminou todas as multas por atraso em 2021. O aviso na contracapa indicava que a multa era de três centavos por dia. Sem ajuste pela inflação, a multa ultrapassaria US$ 16 mil nos valores atuais.

O recorde de livro mais atrasado devolvido pertence ao Sidney Sussex College, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em 1956. Esse livro havia sido retirado em 1668, ou seja, cerca de 288 anos antes. Em ambos os casos, nenhuma multa foi cobrada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados