Mundo
Louvre coloca grade em janela usada por ladrões
Na terça-feira (23), uma grade de segurança foi instalada na janela do Museu do Louvre que foi utilizada pelos ladrões para entrar durante o roubo de joias que chocou o mundo em 19 de outubro.
Naquele dia, quatro criminosos invadiram o museu mais visitado do planeta e roubaram joias da Coroa francesa avaliadas em cerca de 100 milhões de dólares (aproximadamente R$ 550 milhões) em poucos minutos. As peças ainda não foram recuperadas.
Os assaltantes estacionaram um elevador de carga sob a Galeria Apolo, subiram em uma plataforma, quebraram a janela e usaram serras circulares para cortar o vidro das vitrines que guardavam os tesouros.
Após o roubo, a segurança do museu parisiense passou a sofrer fortes críticas devido às vulnerabilidades expostas pelo incidente.
Segundo Francis Steinbock, administrador-geral adjunto do museu, a instalação da grade é uma das medidas emergenciais adotadas. Ele ainda mencionou que estão sendo feitas análises para reforçar a proteção em outras janelas.
A presidente do Louvre, Laurence de Cars, informou aos senadores franceses na semana anterior que a grade seria colocada novamente antes do Natal, destacando que a antiga foi retirada entre 2003 e 2004 durante reformas maiores.
Outro projeto significativo é o aumento da vigilância por vídeo nas fachadas do museu, com a instalação de 100 novas câmeras ao redor do edifício, conforme explicado por Steinbock.
Recentemente, o Louvre finalizou também a colocação de dispositivos de detecção de intrusos no perímetro do museu.
Entre 15 e 18 de dezembro, os trabalhadores do Louvre fizeram greve para pedir melhores condições de trabalho e mais recursos para a segurança. A paralisação terminou na sexta-feira, mas as negociações entre os sindicatos e o Ministério da Cultura continuam para atender às demandas dos funcionários.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login