Mundo
Louvre fecha por greve na segunda-feira
O Louvre permaneceu fechado na segunda-feira (19) devido a uma paralisação dos trabalhadores, a terceira desde meados de dezembro, quando a mobilização começou para pedir melhores condições de trabalho no museu mais visitado do planeta.
“O museu não está aberto hoje”, declarou um porta-voz da instituição à AFP, depois que cerca de 300 funcionários votaram em assembleia pela continuação da greve, que iniciou em 15 de dezembro, conforme os sindicatos CFDT, CGT e SUD.
Desde o começo da paralisação, o museu geralmente conseguiu abrir parcialmente, especialmente para a “visita guiada de obras-primas”, que inclui a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia.
Porém, esta é a terceira ocasião em que a galeria não conseguiu operar. Os dois dias anteriores de paralisação causaram uma perda de receita estimada em pelo menos um milhão de euros (6,23 milhões de reais), segundo a administração.
Os trabalhadores solicitam, entre outros pontos, que seus salários sejam equiparados aos do Ministério da Cultura e que sejam adotadas medidas concretas para melhorar as condições de trabalho, que, segundo eles, pioraram bastante desde o ataque dramático de 19 de outubro.
Desde o início das greves, aproximadamente 140 novas contratações foram feitas, e uma nova reunião está agendada para quinta-feira no Ministério da Cultura para debater o tema salarial, que permanece como “ponto crucial de disputa”, conforme explicou Christian Galani, da CGT (Confederação Geral do Trabalho).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login