Economia
Lugar mais seguro para a criança no carro é no meio do banco traseiro

O local mais seguro para instalar o equipamento de segurança ao transportar crianças é o centro do banco de trás do carro. Segundo o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Flavio Adura, colocar a criança no meio do banco traseiro pode aumentar em 24% a proteção dela.
Durante o 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, realizado em Salvador, Adura afirmou que não há diferença relevante no risco entre transportar a criança na parte direita ou esquerda do banco traseiro. Além disso, escolher o dispositivo correto para a idade pode diminuir em até 60% o risco de fatalidade em acidentes.
Adura também explicou que crianças só devem ocupar o banco da frente quando tiverem pelo menos 10 anos ou altura acima de 1,45 metro, quando já não precisariam de equipamento especial. Exceções são quando o carro dispõe somente do banco dianteiro ou quando todos os lugares do banco de trás estiverem ocupados por outras crianças.
“Nesses casos, o equipamento adequado para a idade deve ser usado, o airbag do passageiro da frente deve ser desligado e o banco movido o máximo para trás possível”, explicou. Em veículos com quatro crianças, a que for mais alta – e não necessariamente a mais velha – deve ir no banco dianteiro.
Além disso, para veículos produzidos antes de 1988, que não possuem cinto de três pontos no banco traseiro, a recomendação é que a criança seja transportada no banco da frente, onde há o cinto de três pontos, sempre utilizando o equipamento correto e desligando o airbag, deixando o banco o mais recuado possível.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login