Conecte Conosco

Mundo

Luigi Mangione será julgado por assassinato de CEO em dezembro nos EUA

Publicado

em

Luigi Mangione é acusado de matar o CEO de uma grande seguradora dos Estados Unidos e terá julgamento marcado para 1º de dezembro em Nova York, anunciou o juiz responsável pelo caso nesta terça-feira (16).

Este será o primeiro julgamento do americano de 27 anos, que também enfrenta pena capital em outro processo federal.

Natural de uma família rica de Baltimore, Maryland, Mangione é acusado de ter assassinado Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, a tiros em uma rua de Manhattan no dia 4 de dezembro de 2024.

Para muitos, ele passou a representar a insatisfação profunda que alguns americanos têm contra as seguradoras de saúde, que são criticadas por priorizar ganhos financeiros em vez do atendimento e por atrasar ou negar reembolsos.

Na audiência em Manhattan, Luigi compareceu usando uniforme bege de preso, estava algemado e sob escolta policial, conforme observou um jornalista da AFP.

Diversos apoiadores aguardavam dentro e fora do tribunal.

  • Uma mulher, fantasiada como Luigi, personagem do jogo Mario Bros, segurava um cartaz com a foto do acusado e a frase “Inocente, libertem Luigi”.
  • Outra apoiadora carregava uma bandeira italiana com a mensagem “o cuidado médico é um direito humano”.

Se condenado no processo estadual, ele poderá cumprir prisão perpétua sem chance de liberdade condicional.

A advogada de Mangione, Karen Friedman Agnifilo, declarou surpresa pela existência simultânea dos processos estadual e federal, algo considerado muito raro.

Sobre a ação estadual, o juiz afirmou que não havia provas suficientes para acusações de assassinato em primeiro grau nem homicídio com caráter terrorista.

No entanto, outras acusações, incluindo homicídio em segundo grau, continuam valendo.

Luigi foi detido em Altoona, Pensilvânia, em 9 de dezembro de 2024, após uma extensa busca.

O acusado teria viajado de ônibus desde Atlanta até Nova York cerca de dez dias antes do crime. Hospedou-se em um hostel com documento falso e teria feito reconhecimento das áreas próximas ao hotel da vítima e ao local de uma conferência.

Nas primeiras horas do dia 4 de dezembro, Mangione teria seguido Thompson, atirado diversas vezes usando uma arma com silenciador e fugido de bicicleta logo depois, segundo relatos do Departamento de Justiça.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados