Brasil
Lula afirma que ameaça de taxação de Trump não afeta países do Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ameaça feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 10% aos países que apoiarem o bloco do Brics não foi motivo de preocupação durante a cúpula do grupo.
O encontro dos líderes das 11 nações membros e das dez parceiras, realizado no Rio de Janeiro, terminou na última segunda-feira (7).
Lula destacou que em nenhum momento durante a reunião esse tema foi discutido, como se nem tivesse sido mencionado, e que não deram importância à ameaça.
O presidente classificou a declaração feita por Trump em uma rede social como uma atitude irresponsável e pouco séria, especialmente vinda do líder de uma potência mundial como os Estados Unidos.
Defesa da soberania dos países
Lula enfatizou que cada país é soberano e, caso os Estados Unidos imponham tarifas, as outras nações também têm o direito de retaliar, citando a existência da lei da reciprocidade.
Segundo ele, respeito é algo que deve ser mútuo e é fundamental compreender o conceito de soberania, pois cada país é responsável por suas próprias decisões.
O presidente brasileiro ainda comentou as observações feitas por Trump acerca do ex-presidente Jair Bolsonaro, referindo-se à alegação de que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição.
Lula afirmou que o Brasil é um país de leis e regras, onde o verdadeiro dono é o povo brasileiro, e que a interferência externa deve ser evitada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login