Notícias Recentes
Lula afirma que Brics contribui para proteger o meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brics tem feito sua parte para proteger o meio ambiente, enquanto chamou atenção para o impacto negativo do negacionismo e do unilateralismo, que comprometem avanços importantes e ameaçam o futuro do planeta. Segundo Lula, o desenvolvimento sustentável deve ser colocado no foco das discussões globais.
As palavras do presidente foram proferidas durante a abertura da sessão plenária “Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global”, parte da cúpula do Brics – um grupo que reúne as principais economias emergentes, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O encontro ocorreu no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, com expectativa de que, ao final, sejam publicadas duas resoluções relacionadas ao tema debatido. Lula também concedeu entrevista à imprensa às 13h.
Lula ressaltou que o aquecimento global está avançando mais rápido do que o previsto e pontuou que, uma década após o Acordo de Paris, ainda faltam fundos para garantir uma transição justa. Ele enfatizou que os países em desenvolvimento serão os mais atingidos pelos danos ambientais e defendeu a necessidade urgente de encerrar o uso de combustíveis fósseis de forma justa e inclusiva.
Ao tratar de doenças que afetam grupos sociais vulneráveis, Lula destacou que, se essas doenças ocorressem em países ricos, já teriam sido eliminadas. Para enfrentar essa situação, o presidente frisou a importância de um espaço fiscal adequado para investimentos em saúde e bem-estar social.
Lula falou ainda sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado na COP 30, e que tem como objetivo recompensar os serviços ecossistêmicos prestados à Terra. Ele criticou os incentivos atuais do mercado, que favorecem atividades insustentáveis, citando que, em 2024, os maiores bancos globais comprometeram bilhões de dólares para o setor de combustíveis fósseis.
O presidente ressaltou que a Declaração-Quadro sobre Finanças Climáticas do Brics, a ser adotada na mesma data, apresentará fontes financeiras essenciais e modelos alternativos para apoiar o financiamento de ações climáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login