Economia
Lula afirma que Brics garante um futuro promissor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou neste sábado (5) que o Brics permanece como um garantidor de um futuro promissor. Ele fez essa declaração durante a abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro.
Ele destacou que, em meio ao ressurgimento do protecionismo, as nações emergentes devem proteger o regime multilateral de comércio e revisar o sistema financeiro internacional. Segundo Lula, os Brics continuam sendo um pilar para um futuro de esperanças.
O Brics é um espaço de articulação político-diplomática para países do Sul Global e cooperação em várias áreas, reunindo 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
De acordo com o presidente, esses países têm o potencial de liderar um modelo renovado de desenvolvimento baseado em agricultura sustentável, indústria ecológica, infraestrutura resistente e bioeconomia.
“Nossos países já figuram entre os maiores investidores em energia renovável do mundo. Há uma grande capacidade para expandir a produção de biocombustíveis, baterias, painéis solares e turbinas eólicas. Detemos minerais estratégicos essenciais para a transição energética”.
Lula também ressaltou que o fortalecimento do setor industrial da saúde amplia a disponibilidade de medicamentos, essencial para combater doenças que afetam os mais vulneráveis.
Em seu pronunciamento, o presidente enfatizou a necessidade de uma governança multilateral para a inteligência artificial (IA), observando que essa tecnologia oferece possibilidades antes inimagináveis, mas que sem diretrizes globais claras, os modelos desenvolvidos por grandes empresas podem prevalecer unilateralmente.
Ele aproveitou para mencionar os conflitos internacionais, observando que a cúpula do Brics deverá buscar soluções para esses desafios. “Em vez de estabelecer barreiras, promovemos a integração. Contra a indiferença, construímos a solidariedade”.
Fórum Empresarial do Brics
O fórum discute o papel das indústrias em fomentar um crescimento econômico sustentável, abordando temas como comércio, segurança alimentar, transição energética, redução das emissões de carbono, economia digital e inclusão financeira.
Os 11 países do Brics representam quase metade da população mundial, correspondendo a 40% da economia global e mais de 20% do comércio internacional.
Em termos de recursos naturais, esses países possuem cerca de 70% das reservas de terras raras, mais de 40% da produção mundial de petróleo e quase 80% da produção de carvão mineral.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login