Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula afirma que visita a Cristina Kirchner não interfere na política argentina

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a sua visita à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, não representa uma intervenção do governo brasileiro nos assuntos internos da Argentina. Ele destacou que a visita teve caráter humanitário e foi autorizada pela Justiça argentina, respondendo a um pedido da própria Cristina Kirchner.

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Lula rejeitou comparações com políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a decisão de aumentar tarifas sobre produtos brasileiros.

“Fui visitar a presidenta Cristina Kirchner porque a Justiça argentina autorizou. Foi a própria Justiça que pediu que eu fosse realizar essa visita humanitária. Nunca achei que as ações do presidente Trump contra o Brasil influenciassem as relações entre nossos países, pois cada presidente tem suas decisões”, declarou Lula.

Ele criticou a postura de Trump contra o julgamento que envolve o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que é investigado por suposta participação em esquema para contestar o resultado das eleições de 2022 no Brasil. Em contraponto, lembrou que nos Estados Unidos houve questionamentos similares às eleições de 2020, quando Trump não aceitou a vitória de Joe Biden.

“Não é certo que um presidente interfira nas decisões judiciais de outro país. No Brasil, nosso Judiciário atua de forma independente, junto com os outros poderes. Se Trump tivesse agido da mesma forma no Brasil, teria sido processado e julgado, assim como qualquer um estaria”, destacou Lula.

Cristina Kirchner, que também foi vice-presidente da Argentina, enfrenta prisão domiciliar após condenação por corrupção. Apesar das controvérsias, Lula expressou confiança na inocência da ex-presidente argentina durante a visita realizada em Buenos Aires, ao término da cúpula do Mercosul. O encontro durou cerca de uma hora e reforçou a relação histórica entre os dois líderes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados