Notícias Recentes
Lula agradece Trump e quer acabar com desentendimento com os EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (20), em um vídeo divulgado nas redes sociais, que a suspensão da tarifa comercial de 40% sobre uma lista específica de produtos brasileiros representa um avanço significativo.
“Embora não seja tudo o que desejo ou o que o Brasil necessita, é uma realização importante. O presidente Trump anunciou a redução de tarifas sobre diversos produtos brasileiros que estavam taxados em 40%. Isso é um passo relevante”, afirmou. Lula elogiou a medida tomada pelo líder norte-americano e expressou a expectativa de que ambos possam se encontrar pessoalmente, seja no Brasil ou nos Estados Unidos.
“Ele [Trump] está convidado a visitar o Brasil quando desejar, e eu espero ser convidado a Washington para resolver qualquer mal-entendido comercial ou político entre o Brasil e os EUA”, complementou.
O vídeo foi gravado junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro da Fazenda Fernando Haddad, em São Paulo, pouco antes de Lula embarcar para a África do Sul, onde vai participar da Cúpula do G20. O presidente agradeceu a Trump de forma parcial, ressaltando a necessidade de um acordo completo.
“Agradecerei completamente apenas quando tudo estiver totalmente acordado entre nós.”
Situação da suspensão parcial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros, tais como café, chá, frutas tropicais, sucos de frutas, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Segundo a ordem executiva da Presidência dos EUA, a decisão decorreu de uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual concordaram em iniciar negociações para resolver as questões mencionadas no Decreto Executivo 14.323. Essas negociações ainda continuam em andamento.
Posição do Itamaraty
O governo brasileiro divulgou uma nota na noite desta quinta-feira expressando satisfação com a revogação pela administração dos EUA da tarifa extra de 40% sobre vários produtos agropecuários brasileiros.
A nota oficial do Itamaraty menciona que Donald Trump recebeu sugestões de altos funcionários do seu governo recomendando que certas importações agrícolas brasileiras não deveriam mais ser afetadas por essa tarifa, apoiando o “avanço inicial das negociações” entre os governos.
A medida dos EUA tem efeito retroativo ao dia 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio em Washington, quando se discutiu o progresso na redução das tarifas.
O Brasil reafirma sua disposição em manter o diálogo para resolver pendências comerciais e fortalecer a relação diplomática de mais de 200 anos com os Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login