Notícias Recentes
Lula alerta sobre perigo à democracia como na era nazista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a recente onda de extremismo político ao período da ascensão do Partido Nazista na Alemanha dos anos 1930.
A declaração foi feita durante entrevista em Santiago, no Chile, onde Lula participou de uma reunião de alto nível sobre a defesa da democracia organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric.
“Estamos agindo porque a democracia está ameaçada pelo extremismo, como no tempo da fundação do Partido Nazista e da ascensão de Adolf Hitler. Nosso objetivo é a democracia, seja de direita, esquerda ou centro, baseada no respeito à diversidade, às ideologias, culturas e religiões de cada país. É isso que desejo para o Brasil”, afirmou Lula.
O evento contou também com a participação dos líderes da Colômbia, Gustavo Petro; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Uruguai, Yamandú Orsi. Após reuniões privadas, os líderes se reuniram com representantes da sociedade civil, acadêmicos e grupos de reflexão sobre políticas públicas.
Os debates abrangeram os temas: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação.
Lula enfatizou a urgência de ações diante do avanço de movimentos antidemocráticos globalmente.
Ao fim do encontro, os presidentes divulgaram uma declaração conjunta reafirmando compromissos pela democracia, promovendo um multilateralismo inclusivo, reforma da governança global, fortalecimento da diplomacia democrática baseada na cooperação entre países que partilham valores democráticos, justiça social, direitos humanos e soberania, além de reafirmar o empenho pela paz, respeito ao direito internacional e direitos humanitários.
Contexto das Tensões
A reunião no Chile acontece em um momento de aumento de tensões comerciais, especialmente com os Estados Unidos, cujo presidente Donald Trump endureceu tarifas sobre diversos países, incluindo o Brasil.
Disse Lula: “Ainda não estamos em uma guerra tarifária, pois o Brasil não respondeu às tarifas. A guerra podem começar quando eu responder, caso as condições impostas pelo Trump não mudem”.
O presidente expressou esperança em uma solução negociada e ressaltou a importância da iniciativa dos empresários brasileiros em dialogar com seus pares americanos para mitigar os impactos.
Histórico da Iniciativa
O encontro no Chile dá continuidade à primeira reunião de alto nível “Em Defesa da Democracia: Lutando Contra o Extremismo”, realizada em setembro de 2024 durante a 79ª Assembleia Geral da ONU, convocada por Lula e Pedro Sánchez.
A próxima reunião está prevista para a 80ª Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York, com a presença dos líderes de México, Inglaterra, Canadá, Honduras, Austrália, África do Sul e Dinamarca.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login