Brasil
Lula anuncia criação de Ministério da Segurança Pública se PEC for aprovada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (6) que, caso o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, será criado o Ministério da Segurança Pública. O tema está em discussão na Câmara dos Deputados.
“Se o Congresso Nacional aprovar a PEC da Segurança Pública, vamos criar o ministério imediatamente, pois a PEC define o papel da União na intervenção em segurança pública”, afirmou o presidente em entrevista ao programa “Alô, Juca”, da TV Aratu.
Lula ressaltou a importância de esclarecer o papel do governo federal na área e destacou a necessidade de ampliar os recursos disponíveis. “Quando a questão estiver definida, será preciso um novo orçamento para segurança, com o aumento do número de delegados da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Nacional e de uma Polícia Nacional capacitada para intervenções quando necessário”, disse ele.
Segundo o presidente, alguns Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul manifestaram resistência à PEC, preferindo limitar a atuação do governo federal. No entanto, ressaltou que todos os governadores do Nordeste apoiam a medida.
“Os Estados que discordaram — como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e alguns do Sul — não querem a intervenção federal. Mas a PEC visa justamente estabelecer uma cooperação parceira entre o governo federal e os estaduais para garantir a segurança da população”, explicou.
Lula destacou ainda que o governo federal não pode agir apenas como um repassador de fundos reduzidos. “Se o governo federal se envolver com segurança, será necessário um orçamento especial robusto para que a intervenção ocorra de forma concreta e eficaz”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login