Notícias Recentes
Lula anuncia isenção de visto para cidadãos chineses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que concederá isenção para algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em resposta à medida similar adotada pela China desde 2025.
Lula comunicou essa decisão ao presidente da China, Xi Jinping, em uma conversa telefônica na noite de quinta-feira (22).
O Palácio do Planalto divulgou nota nesta sexta-feira (23) explicando que a isenção é parte da ampliação da cooperação em campos avançados do conhecimento entre os dois países.
A isenção de visto da China para cidadãos brasileiros começou em 1º de junho de 2025, inicialmente válida por um ano e depois estendida até 31 de dezembro de 2026.
A medida também abrange outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, totalizando 45 nações incluídas na política chinesa unilateral.
O intuito é facilitar a mobilidade das pessoas entre a China e essas regiões, reforçando a aproximação da China com a América Latina e outros blocos econômicos.
Brasil, Argentina e Chile estão entre as maiores economias da América do Sul. Desde 2024, vários países europeus além do Japão e Coreia do Sul não necessitam de visto para viajar à China.
Portadores de passaportes comuns desses países podem entrar na China para negócios, turismo, visita a familiares ou amigos, intercâmbio e trânsito por até 30 dias sem visto.
Conversa telefônica
A ligação entre Lula e Xi Jinping durou cerca de 45 minutos. Durante o diálogo, os líderes discutiram o fortalecimento das relações entre Brasil e China, destacando a visita de Xi ao Brasil e a criação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China para um mundo mais justo e sustentável, em novembro de 2024.
A parceria estratégica foi ressaltada com foco especial nos projetos nacionais de desenvolvimento, especialmente em infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.
Lula também ressaltou o papel fundamental de Brasil e China na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do comércio livre.
Ambos os presidentes reafirmaram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como meio para promover paz e estabilidade global.
A agência estatal chinesa Xinhua informou que Xi Jinping afirmou que China e Brasil devem proteger interesses comuns do Sul Global e sustentar o papel central da ONU diante do cenário internacional instável.
Xi enfatizou que a China está dedicada a ser uma aliada confiável dos países da América Latina e do Caribe, avançando juntos na construção de uma comunidade com futuro compartilhado entre China e a região.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login