Centro-Oeste
Lula anuncia universidades para esporte e povos indígenas em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou a criação de uma Universidade do Esporte e uma Universidade dos Povos Indígenas na capital federal, Brasília. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (6/10), durante a entrega de 2.837 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz, no Maranhão.
De acordo com o presidente, o anúncio oficial acontecerá ainda em outubro. “Alguns dizem que os indígenas já possuem 14% do território brasileiro e que é muita terra para eles”, afirmou Lula. “Isso não é verdade. Antes da chegada de Cabral ao Brasil, os povos indígenas ocupavam 100% do território”, acrescentou.
Universidade do Esporte
Em agosto deste ano, os ministros da Educação, Camilo Santana, e do Esporte, André Fufuca, reuniram-se com a finalidade de discutir a criação da Universidade do Esporte. O projeto visa estabelecer uma instituição pública dedicada à formação de profissionais especializados, fortalecendo a base do esporte nacional e promovendo o avanço técnico e científico do setor.
Universidade dos Povos Indígenas
Em julho de 2024, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma consulta pública para apoiar a criação e organização da universidade indígena. Durante essa ação, foram visitados 12 estados brasileiros para ouvir as comunidades indígenas.
O MEC ressaltou que a fundação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (com vários campi ou polos) é uma reivindicação histórica dessas comunidades. Essas instituições assegurariam autonomia na gestão e financiamento, incluindo a participação direta dos indígenas em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, garantido recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e manutenção, sempre priorizando a atuação dos próprios indígenas em sua equipe institucional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login