Notícias Recentes
Lula apoia África do Sul em pautas do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma ligação na segunda-feira, 17, para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com o objetivo de alinhar as prioridades da presidência sul-africana no G20. A África do Sul será a próxima sede da Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá em Joanesburgo nos dias 22 e 23 de novembro, sucedendo o Brasil na liderança rotativa do grupo.
A conversa entre os dois líderes durou cerca de 40 minutos e discutiu os planos da África do Sul para o grupo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o líder brasileiro reforçou o apoio brasileiro às iniciativas sul-africanas, principalmente ao trabalho do Grupo de Especialistas em Desigualdade, liderado pelo economista e prêmio Nobel Joseph Stiglitz.
Lula destacou o suporte à criação de um Painel Internacional sobre Desigualdade, que teria a capacidade de prestar consultoria técnica semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Além do tema da desigualdade, Lula elogiou a iniciativa da África do Sul sobre segurança alimentar e controle dos preços dos alimentos, em complemento à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza lançada pelo Brasil. Ele também expressou apoio à continuidade da Cúpula Social do G20, criada pelo Brasil no ano passado.
A ligação aconteceu em meio a críticas de Donald Trump à liderança da África do Sul, devido à legislação sul-africana sobre desapropriação de terras e a posição do governo sul-africano em relação às ações militares de Israel na Faixa de Gaza. O apoio do presidente Lula a Ramaphosa veio após o boicote do líder norte-americano ao evento sul-africano. Lula já confirmou sua presença na Cúpula. A conversa também serviu para marcar uma reunião bilateral paralela ao G20 para tratar das relações comerciais entre os dois países.
Fortalecendo a cooperação, Lula dedicou parte de seu discurso em evento público na manhã de segunda-feira para falar sobre a parceria com o continente africano, informando que em sua viagem à África para o G20, passará também por Moçambique. O presidente expressou a intenção de criar um convênio entre universidades e institutos federais brasileiros e a Embrapa, visando a troca de conhecimento técnico agrícola para impulsionar uma ‘revolução agrícola’ no continente africano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login