Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula aposta em candidatura de Caiado pelo PSD

Publicado

em

O grupo próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será lançado como candidato a presidente pelo PSD, e que isso não mudará significativamente o panorama da disputa presidencial, na qual o petista busca um novo mandato.

Aliados do presidente entendem que Caiado não deixaria o União Brasil para se filiar ao PSD sem a garantia do líder da nova legenda, Gilberto Kassab, de que poderá disputar o Palácio do Planalto.

A migração de Caiado para o PSD foi revelada na noite de terça-feira (27). O governador vinha mostrando insatisfação com o União Brasil devido à falta de apoio para sua candidatura à Presidência e agora faz parte de um partido que conta com outros dois pré-candidatos ao Planalto: os governadores do Paraná, Ratinho Jr, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Kassab declarou que o candidato presidencial do partido será definido até 15 de outubro, cabendo a decisão exclusivamente ao presidente da legenda, sem realização de prévias.

Segundo auxiliares do presidente, Lula não atribuiu grande importância à recente movimentação do PSD de atrair Caiado para sua sigla.

Para o círculo próximo do presidente, caso Caiado confirme candidatura, ele não teria força suficiente para superar a polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL). Em um possível segundo turno, o governador de Goiás apoiaria o candidato ligado a Jair Bolsonaro, filho do ex-presidente, contra o petista.

Alguns setores do PSD mantém ligação com Lula e devem sustentá-lo na eleição presidencial, como os diretórios do Rio de Janeiro, Amazonas e Pernambuco.

Em entrevista ao GLOBO, Caiado mencionou ter conversado com Kassab sobre a Bahia, onde o PSD integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Conforme o governador de Goiás, o diretório baiano provavelmente será liberado para manter a aliança com o PT, enquanto o presidenciável do PSD poderá apoiar o candidato ACM Neto (União), adversário do PT naquele estado.

No Rio de Janeiro, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), mantém alinhamento com Lula e deve colaborar com sua reeleição, dificultando o apoio do partido a um candidato próprio ao Planalto.

No Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD) deverá concorrer ao governo contando com o apoio de Lula.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados