Brasil
Lula aprova aumento salarial para servidores do Legislativo com algumas restrições
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, aprovou recentes leis que aumentam os salários e reorganizam as gratificações dos servidores do Legislativo. Entretanto, ele rejeitou partes que permitiriam benefícios extras acima do limite constitucional atual de R$ 46.366,19.
As leis, aprovadas pelo Congresso Nacional, foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 18 e dizem respeito à Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União.
A decisão de Lula exclui aumentos salariais automáticos previstos para os anos seguintes ao seu mandato, pagamentos retroativos e uma licença especial que poderia ser convertida em dinheiro para atividades extras, tais como sessões noturnas e plantões.
Além disso, foram vetadas fórmulas semestrais para cálculo de aposentadorias e pensões. No entanto, foi mantida a recomposição salarial prevista para 2026 nas instituições do Legislativo.
Foi instituída uma nova gratificação de desempenho para servidores efetivos da Câmara e do Senado, com variação entre 40% e 100% do maior salário base, respeitando o teto constitucional.
Para o Tribunal de Contas da União, ocorreram expansões dos cargos, valorização das funções de confiança e exigência de nível superior para preenchimento. As carreiras dos servidores nas três casas legislativas continuam sendo reconhecidas como típicas de Estado, garantindo maior estabilidade jurídica.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login