Notícias Recentes
Lula articula encontro com líderes do Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja um encontro informal com os líderes da base aliada na próxima quarta-feira (4). Participarão os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PR), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A reunião acontecerá logo na primeira semana dos trabalhos legislativos, demonstrando a intenção de Lula de se aproximar das lideranças do Congresso. O encontro terá um clima de confraternização e será realizado na Granja do Torto, em Brasília.
O governo deseja avançar na pauta do Congresso com temas importantes, como a eliminação da escala 6×1 e a regulamentação do trabalho em aplicativos, com o compromisso do presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar as questões ainda no primeiro semestre deste ano.
No entanto, esses temas enfrentam forte resistência da iniciativa privada e da oposição, e o governo precisará contar com o apoio do Centrão, que ainda não está garantido.
Outro ponto no horizonte é a votação dos vetos aplicados por Lula ao projeto da dosimetria, que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro e favorece o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Embora não haja confirmação da presença de Hugo Motta, aliados do presidente Lula afirmam que a relação com o presidente da Câmara está boa e esperam sua participação no encontro. No Senado, Lula conta com o apoio de Davi Alcolumbre para aprovar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O envio formal da mensagem foi adiado diante das resistências de Alcolumbre, que preferia o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.
Lula busca evitar conflitos com parlamentares em um ano eleitoral, período em que os trabalhos legislativos se concentram no primeiro semestre, antes do início do período de campanha. Isso reduz o tempo disponível para discutir projetos prioritários e pautas que podem colaborar para a campanha de reeleição do presidente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login