Conecte Conosco

Brasil

Lula avalia conquistas do governo e traça desafios para o país

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (25), dirigindo-se à população para desejar boas festas e também fazer um balanço das ações do governo ao longo do ano e os desafios a serem enfrentados em 2026.

“Quando os fogos iluminarem o céu na noite do dia 31, estaremos encerrando um ano marcante para o Brasil. Um ano desafiador, mas em que aqueles que torceram contra o país saíram derrotados. O povo brasileiro é o verdadeiro vencedor”, enfatizou o presidente.

Dentre as realizações destacadas por Lula estão a saída do Brasil do mapa da fome, a retomada do programa Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização do salário mínimo.

“Investimos fortemente na geração de empregos e na melhoria da alimentação nas escolas”, ressaltou o presidente, destacando também a eliminação do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil reais por mês.

Na área da saúde, ele mencionou o programa Agora Tem Especialistas, lançado este ano para diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. Citou também os programas Pé-de-Meia, Gás do Povo e Luz do Povo.

Outro ponto salientado foi o retorno do programa Minha Casa Minha Vida, que agora inclui a classe média, além do novo Reforma Casa Brasil. “Moradia digna é um direito fundamental que deve ser garantido a todos”, defendeu o presidente.

Foram lembradas ainda a transposição do Rio São Francisco e as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na área econômica, Lula celebrou a menor taxa de desemprego já registrada, recordes na geração de empregos com carteira assinada e aumento da renda média dos trabalhadores.

“A inflação acumulada será a menor da história. Graças a esses avanços, alcançamos os menores índices de pobreza e desigualdade já registrados. Somente neste ano, dois milhões de pessoas deixaram o Bolsa Família por terem melhorado sua renda.”

Desafios para 2026

Entre as dificuldades a serem enfrentadas no próximo ano, Lula mencionou o combate ao crime e à violência. Ele elogiou as operações da Polícia Federal contra o crime organizado, afirmando que, pela primeira vez, a parte mais alta da cadeia criminal foi atingida.

“Nenhum recurso ou influência será capaz de impedir a Polícia Federal de seguir em frente”, declarou o presidente, que também abordou a questão da violência contra as mulheres.

Relações internacionais

No âmbito internacional, Lula destacou que o Brasil recuperou o respeito e a admiração global. Cerca de 9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país durante a COP30, realizada em Belém do Pará, o maior evento climático mundial.

O presidente ressaltou as iniciativas diplomáticas e as medidas de proteção às empresas para evitar demissões.

“Conseguimos pôr fim ao aumento abusivo das tarifas e, em dezembro, ultrapassamos a marca de 500 novos mercados abertos para os nossos produtos. Nossa soberania e democracia saíram fortalecidas, e o povo brasileiro foi o grande vencedor.”

Compromisso com os trabalhadores

Encerrando o discurso, Lula afirmou que continuará lutando contra os privilégios de poucos para assegurar os direitos da maioria.

“Não é justo que alguém precise trabalhar seis dias seguidos, tendo apenas um dia para descansar, estar com a família, cuidar da casa, se divertir e acompanhar o crescimento dos filhos”, destacou o presidente.

Ele reforçou que a eliminação da escala 6×1, sem redução salarial, é um pedido legítimo da população que os representantes devem ouvir e transformar em realidade.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados