Economia
Lula celebra acordo UE-Mercosul como marco para cooperação global
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (9) a aprovação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, chamando este momento de um marco para a cooperação global.
Em meio a um cenário mundial onde o protecionismo e o isolamento têm ganhado espaço, o acordo representa um sinal claro de apoio ao comércio internacional como motor do desenvolvimento econômico, trazendo benefícios para ambos os blocos.
Após um longo processo de mais de 25 anos, o tratado entre Mercosul e União Europeia foi finalmente aprovado, criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, que reúne mais de 700 milhões de pessoas e um PIB conjunto significativo.
Sendo um grande produtor agrícola, o Brasil é um dos maiores beneficiários deste acordo, que será oficializado em 17 de janeiro no Paraguai. O pacto abre possibilidades para o Brasil crescer na exportação de produtos como carne, soja, arroz e mel para o mercado europeu, enquanto a Europa poderá oferecer veículos, máquinas, queijos e vinhos para o país.
Apesar da resistência de algumas nações europeias, como França, Polônia, Irlanda e Hungria, a aprovação abre terreno para a criação da maior zona de livre comércio global.
Lula destacou que o acordo simplifica as regras comerciais e amplia as oportunidades para exportações brasileiras e investimentos europeus produtivos, qualificando o acordo como um resultado do diálogo, negociação e confiança na colaboração entre países e blocos econômicos.
O presidente tem sido um defensor fervoroso do acordo, e na última reunião do Mercosul em Foz do Iguaçu, ele chamou os líderes europeus a demonstrarem coragem e compromisso político para garantir a concretização desse pacto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login