Mundo
Lula comenta acordo de paz entre Israel e Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou nesta segunda-feira (13) sobre o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, destacando que existem grandes chances de que ele se torne permanente.
“Antes tarde do que nunca. Finalmente, parece que uma solução para o conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas foi encontrada. Acredito que o acordo tem potencial para ser definitivo, o que é muito importante.”
“Não será possível trazer de volta a vida dos milhões que perderam suas vidas, mas ao menos as pessoas terão o direito de dormir sem medo de bombas ou da destruição dos prédios. As perseguições devem acabar”, completou.
Durante entrevista coletiva em Roma, Lula considerou a trégua um passo significativo para encerrar o confronto. “Este conflito não deveria ter acontecido, mas aconteceu. Poderia ter sido resolvido mais cedo, mas não foi. Acredito que agora estamos no caminho certo, o que é motivo de alegria, pois o povo palestino e israelense poderão, finalmente, viver em paz.”
Relação com Israel
Quando questionado se o cessar-fogo possibilitaria uma melhora nas relações bilaterais do Brasil com Israel, incluindo a indicação de um embaixador, Lula afirmou que o Brasil não tem problemas com Israel, mas sim com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Enquanto Netanyahu estiver no governo, haverá dificuldades. Mas, no passado, Brasil e Israel mantiveram uma boa relação.”
“Não tenho certeza se o cessar-fogo será definitivo, porém estou otimista porque é um começo muito promissor. A visita e discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Parlamento israelense é um sinal importante”, disse.
“Espero que aqueles que apoiaram a postura rígida de Israel agora ajudem a garantir uma paz duradoura. Isso certamente trará felicidade para todos”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login