Notícias Recentes
Lula confia plenamente em Galípolo e prevê queda dos juros
O presidente Lula criticou novamente a autonomia do Banco Central nesta quinta-feira (18) e afirmou que o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, realizará um grande trabalho se reduzir a taxa básica de juros, a Selic. Lula declarou perceber sinais claros de que os juros no país estão prestes a diminuir.
“Acredito que muitos estão prevendo isso, assim como se sente o cheiro da chuva; eu estou sentindo que a taxa de juros vai começar a diminuir em breve. Porém, o Banco Central é autônomo e é importante ressaltar que nunca interferirei para que Galípolo tome qualquer decisão; essa é uma responsabilidade dele”, explicou Lula aos jornalistas.
O presidente espera que Galípolo compartilhe da mesma expectativa positiva que ele sente.
“Se ele agir dessa forma, isso beneficiará a ele, a mim, ao Brasil, à indústria e ao combate ao desemprego”, destacou Lula.
Pouco antes, Lula voltou a manifestar críticas à independência concedida ao Banco Central, instituída no governo de Michel Temer. Porém, reafirmou total confiança em Galípolo, que foi por ele indicado para liderar o banco em 2024.
“Tenho total confiança em Galípolo, presidente do Banco Central. Nunca concordei com a ideia de um Banco Central totalmente independente. O presidente da República deve indicar o presidente do Banco Central e pode substituir quando desejar. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mudou vários presidentes, não foi diferente”, enfatizou Lula, que comentou ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login