Economia
Lula confia totalmente em Galípolo e prevê queda dos juros
O presidente Lula criticou novamente a independência do Banco Central nesta quinta-feira (18) e afirmou que o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, realizará um grande serviço ao reduzir a taxa básica de juros, a Selic. Ele compartilhou que sente um forte indício de que os juros começarão a cair no país.
“Acredito que muitos estão sentindo o mesmo sinal, do mesmo modo que se percebe a chegada da chuva, eu sinto que muito em breve a taxa de juros começará a diminuir. No entanto, é importante lembrar que o Banco Central possui autonomia e jamais pressionarei o Galípolo para tomar qualquer decisão. A responsabilidade é dele”, declarou Lula aos jornalistas.
O presidente também expressou esperança de que Galípolo compartilhe a mesma perspectiva otimista que ele está percebendo.
“Se isso acontecer, será vantajoso para ele, para mim, para o Brasil, para a indústria e para a redução do desemprego”, enfatizou Lula.
Anteriormente, Lula voltou a questionar a autonomia do Banco Central, instituição cuja independência foi estabelecida durante o governo de Michel Temer. Apesar das críticas, reiterou sua confiança no trabalho de Galípolo, nomeado por ele para presidir a autoridade monetária em 2024.
“Tenho total confiança no companheiro Galípolo, presidente do Banco Central. Nunca apoiei a independência total do Banco Central. O presidente da República designa o presidente do Banco Central e pode substituí-lo quando quiser. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas várias substituições”, destacou Lula, que comentou ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login