Conecte Conosco

Economia

Lula confia totalmente em Galípolo e prevê queda dos juros

Publicado

em

O presidente Lula criticou novamente a independência do Banco Central nesta quinta-feira (18) e afirmou que o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, realizará um grande serviço ao reduzir a taxa básica de juros, a Selic. Ele compartilhou que sente um forte indício de que os juros começarão a cair no país.

“Acredito que muitos estão sentindo o mesmo sinal, do mesmo modo que se percebe a chegada da chuva, eu sinto que muito em breve a taxa de juros começará a diminuir. No entanto, é importante lembrar que o Banco Central possui autonomia e jamais pressionarei o Galípolo para tomar qualquer decisão. A responsabilidade é dele”, declarou Lula aos jornalistas.

O presidente também expressou esperança de que Galípolo compartilhe a mesma perspectiva otimista que ele está percebendo.

“Se isso acontecer, será vantajoso para ele, para mim, para o Brasil, para a indústria e para a redução do desemprego”, enfatizou Lula.

Anteriormente, Lula voltou a questionar a autonomia do Banco Central, instituição cuja independência foi estabelecida durante o governo de Michel Temer. Apesar das críticas, reiterou sua confiança no trabalho de Galípolo, nomeado por ele para presidir a autoridade monetária em 2024.

“Tenho total confiança no companheiro Galípolo, presidente do Banco Central. Nunca apoiei a independência total do Banco Central. O presidente da República designa o presidente do Banco Central e pode substituí-lo quando quiser. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas várias substituições”, destacou Lula, que comentou ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados