Conecte Conosco

Brasil

Lula contesta Trump sobre parceria comercial do Brasil

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmentiu nesta quinta-feira (14) uma afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o Brasil como um parceiro comercial ruim.

“Ele decidiu propagar algumas inverdades sobre o Brasil, e estamos corrigindo essas informações. Trump afirmou que teria prejuízo no comércio com o Brasil, mas na verdade ele tem tido lucros”, declarou Lula.

No evento realizado no Recife, enquanto entregava títulos de propriedade no bairro periférico de Brasília Teimosa, o presidente exemplificou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos obtiveram um lucro US$ 410 bilhões com o comércio bilateral.

“É falso o que o presidente americano afirmou sobre o Brasil ser um parceiro comercial ruim. Quero assegurar ao povo mais humilde deste país que continuamos abertos e interessados em negociar”, afirmou Lula.

Mais cedo, Donald Trump havia criticado a relação tarifária entre os dois países, afirmando que o Brasil impõe tarifas significativas, muito maiores do que as cobradas pelos EUA, aumentando os custos comerciais.

Além do aspecto comercial, Lula também questionou a declaração de Trump sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o líder americano classificou como “execução política”.

Trump utilizou essa justificativa para manter as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, explicando que elas refletem a “perseguição política” que o Brasil estaria sofrendo.

“Atualmente, os produtos brasileiros enfrentam tarifas de 50%, e isso tem gerado insatisfação, mas essa é a realidade”, concluiu Donald Trump.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados