Destaque
Lula conversa com presidente da Espanha e emir do Catar

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da Espanha, Pedro Sánchez, mantiveram uma ligação telefônica nesta sexta-feira (19), discutindo a expectativa de formalização do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para dezembro durante a Cúpula do Mercosul em Brasília.
Na conversa, ressaltaram a importância estratégica do pacto no cenário atual de guerras tarifárias e ataques ao sistema multilateral de comércio.
Os dois líderes vão se encontrar em Nova York, na Assembleia Geral da ONU, onde enfatizaram a relevância da Conferência Internacional para uma solução pacífica da questão da Palestina, buscando uma implementação que contemple dois Estados.
Rejeitaram veementemente as graves violações do direito internacional humanitário em Gaza, como o deslocamento forçado da população e os planos israelenses de ocupação nos territórios palestinos.
Diálogo com o Emir do Catar
Na quinta-feira (18), Lula teve outra chamada telefônica com o Emir do Catar, o xeique Tamim Bin Hamad Al Thani. Durante o contato, expressou apoio diante do ataque aéreo realizado por Israel, em 9 de setembro, contra uma área residencial em Doha, capital do Catar.
Lula demonstrou preocupação com o impacto que essa ação pode ter nos esforços do Catar para a libertação de reféns, dentro do conflito entre Israel e Hamas. Reafirmou seu compromisso com a criação de um Estado palestino coexistindo pacificamente ao lado do Estado de Israel, como solução para o conflito.
Segundo informações do Planalto, o Emir agradeceu por manifestações brasileiras contrárias ao ataque.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login