Notícias Recentes
Lula convida Trump para conhecer sistema elétrico do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (10), durante um evento de integração do estado de Roraima ao sistema elétrico nacional.
Na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, Lula afirmou que, em vez de se envolver em disputas, Trump deveria conhecer o sistema elétrico interligado brasileiro. A declaração foi feita após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacar que os EUA não possuem um sistema interligado como o do Brasil:
— Em vez de Trump ficar discutindo, ele poderia vir conhecer nosso sistema interligado. Ele perceberia que seria muito melhor para os Estados Unidos do que insistir em conflitos com um país que não quer brigar — declarou Lula.
Lula inaugurou a linha de transmissão que conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que finaliza o processo de integração elétrica de todas as capitais brasileiras, completando o mapa energético do país.
Essa obra liga a Subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista. O Linhão Manaus-Boa substitui o uso de usinas termelétricas por energia hidrelétrica.
Antes da interligação, o abastecimento do estado dependia da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que financia os sistemas isolados. Com a nova conexão, haverá uma economia anual superior a R$ 500 milhões nesses custos.
— Se Trump participar da COP 30, teremos que mostrar a ele nosso sistema para ele comparar com o americano. Para que ele entenda que acreditamos em nosso país, que somos uma nação soberana e que temos autonomia — acrescentou Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login