Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula critica declarações falsas de Trump sobre Brasil

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (15/8), durante evento no interior de São Paulo, que não aceitará que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espalhe informações falsas sobre o Brasil. A declaração foi feita na inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM em Iracemápolis, a 170 quilômetros da capital paulista.

Lula usou a ocasião para responder os argumentos apresentados por Trump na carta enviada em julho, que justificava a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O presidente brasileiro criticou a publicação da carta no portal do governo dos EUA e contestou, sem citar nominalmente Trump, dados sobre balança comercial, direitos humanos e a perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não vou aceitar que um líder de um país do tamanho dos Estados Unidos conte tantas informações falsas sobre o Brasil. Embora nosso país não tenha um PIB comparável ao americano ou ao chinês, temos uma população que merece respeito”, declarou Lula.

Sobre a economia, Lula explicou que a carta continha erros ao mencionar um déficit comercial dos EUA em relação ao Brasil. Na verdade, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos tiveram superávit de US$ 410 bilhões nessa relação. Quanto à política, ele reafirmou a existência de direitos humanos no Brasil.

Na carta que acompanhava o anúncio da taxação, Trump alegou que há uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, devido ao julgamento por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo americano também aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no STF, por supostas violações de direitos humanos.

Lula comentou o tema sem mencionar diretamente Bolsonaro ou Moraes: “Temos uma democracia no Brasil e direitos humanos. O ex-presidente está sendo julgado por delações feitas por seus pares, por tentar um golpe em 8 de janeiro de 2023, que previa atentados contra mim, Alckmin e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral que o julga”, reforçou o mandatário.

Quanto às visitas a São Paulo, Lula esteve diversas vezes no estado este ano para compromissos variados, como exames médicos, lançamento de obras, entrega de ambulâncias, visitas a fábricas, participação em eventos industriais e anúncio de investimentos em áreas periféricas. Na sexta-feira (15/8), ele esteve em Iracemápolis inaugurando a nova planta da montadora chinesa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados