Notícias Recentes
Lula critica proposta de Trump para nova ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sugerindo a criação de uma nova Organização das Nações Unidas (ONU) na qual ele seria o único líder, mencionando o ‘Conselho de Paz’ ao qual foi convidado por Trump. Embora haja resistência, o governo brasileiro permanece cauteloso e ainda não decidiu se participará dessa iniciativa liderada pelos EUA.
Segundo Lula, em vez de corrigir a atual ONU, entidade cuja reforma ele defende desde seu primeiro mandato em 2003 — com a inclusão de novos membros como México, Brasil e países africanos —, Trump propõe uma nova organização que ele controlaria sozinho.
Integrantes do governo avaliam que as propostas centralizadoras de Trump e a ampliação do escopo da organização para além da Faixa de Gaza dificultam a entrada do Brasil no Conselho de Paz sugerido pelo presidente americano.
Lula ainda ressaltou que o cenário mundial atravessa um momento delicado, onde o multilateralismo está sendo substituído pelo unilateralismo defendido por Trump, prevalecendo a lei do mais forte.
Defendendo a soberania nacional, uma linha adotada desde a imposição de tarifas americanas sobre produtos brasileiros em julho passado, Lula destacou que o Brasil busca relações equilibradas com diversas nações e rejeita ser tratado como uma colônia.
“O Brasil deseja manter relações com os Estados Unidos, Cuba, China, Índia e Rússia. Não há preferência específica. O que não aceitamos é retomar uma posição submissa, como se alguém quisesse nos dominar”, declarou Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login