Destaque
Lula defende união da América Latina para evitar interferência externa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que iniciativas conjuntas na área da educação entre todos os países da América Latina proporcionarão maior autonomia para a região. Assim, conforme o presidente, evitar-se-á que líderes estrangeiros tentem intimidar o Brasil.
A declaração foi feita no sábado (18) durante encontro com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (COPO), em São Bernardo do Campo (SP).
Ao destacar que nenhum país no mundo se desenvolveu sem investir em educação, Lula ressaltou que este é um desafio que envolve várias nações.
Ele mencionou que, por essa razão, o governo brasileiro tem trabalhado em diversas parcerias com países africanos, países de língua portuguesa e com nações da América Latina.
“Criamos também a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. Nosso objetivo é formar uma perspectiva latino-americana, com professores e alunos da região, para aspirar que nosso continente seja, um dia, independente, e que nenhum líder estrangeiro tente impor autoridade ao país, pois isso não será aceito”, declarou o presidente.
Venezuela
A fala do presidente ocorre em um contexto de ações recentes dos Estados Unidos contra a Venezuela, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas. De acordo com a imprensa americana, o Exército dos EUA já teria realizado vários ataques a embarcações, resultando em mortes.
Na quarta-feira (15), o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou ter autorizado a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela.
Em resposta, o governo de Maduro declarou que os Estados Unidos buscam promover uma “mudança de regime” no país e prometeu levar a questão ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante uma reunião nacional recente, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil manifestou formalmente sua oposição às ações dos Estados Unidos, considerando-as uma ameaça à estabilidade e segurança de toda a América Latina.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login