Notícias Recentes
Lula: democracia é trabalho contínuo e precisa ser protegida
Ao recordar os três anos desde a tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (8) que os eventos daquele período nos ajudam a entender que a democracia não é uma conquista garantida para sempre.
“A democracia estará sempre em desenvolvimento, enfrentando a constante ameaça de velhos e novos aspirantes ao autoritarismo. Portanto, ela deve ser cuidada com dedicação e defendida com firmeza todos os dias.”
Em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a importância de mostrar que a democracia é “algo mais do que uma palavra bonita no dicionário” e que demanda a construção de um país mais justo e menos desigual, “com mais direitos para todos e menos privilégios para poucos”.
“A democracia não se resume apenas ao direito e prazer de votar em um dia específico e depois guardar o título de eleitor por quatro anos. Ela exige a participação ativa da população nas decisões governamentais”, enfatizou.
“Um dos maiores exemplos da força da democracia brasileira é o julgamento dos responsáveis pelo golpe pelo STF [Supremo Tribunal Federal]”, concluiu.
Rejeição ao Projeto de Lei da Dosimetria
Mais cedo, o presidente rejeitou integralmente o Projeto de Lei nº 2.162 de 2023, conhecido como PL da Dosimetria, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. O projeto visava reduzir as penas dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe de Estado.
“Todos esses indivíduos tiveram amplo direito à defesa, foram julgados de forma transparente e justa. Ao final, foram condenados com base em provas sólidas, e não por ilegalidades, simples convicções pessoais ou apresentações fraudulentas”, destacou Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login